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8 Competências do servidor do futuro

Os anos de pandemia foram cruciais para o desenvolvimento das tecnologias voltadas para gestão pública e a prova de que essas tecnologias mudaram a forma como as pessoas se capacitam, impactando diretamente o #FuturoDoTrabalho.

➡️ Com base nessa observação listamos 8 competências essenciais do servidor público brasileiro neste novo cenário para os próximos anos:

1️⃣ Promover a governança multinível
Ter uma visão compartilhada das muitas estruturas da força de trabalho e atuar com objetivo global.

2️⃣ Conhecer as boas práticas de governança pública e de sistemas de inteligência
Ter capacidade analítica e interpretação de dados.

3️⃣ Controlar e monitorar resultados e impacto social
Promover a mudança de mindset, pensar sempre em governo digital e na experiência do usuário.

4️⃣ Comunicação dialógica
Ser claro, promover o diálogo, evitar conflitos e ser resolutivo.

5️⃣ Fazer uma gestão colaborativa
Ter raciocínio voltado para a resolução de problemas.

6️⃣ Participação proativa em redes organizacionais
Ampliar repertório, aprender e ensinar.

7️⃣ Transparência nas tomadas de decisões gerenciais
As ações tomadas pelos agentes públicos visam o bem da sociedade e não há motivos para que suas ações não sejam de conhecimento geral.

8️⃣ Flexibilidade, fácil adaptação frente às mudanças e novos rumos
Aqui citada por último, mas não a menos importante. Talvez a única competência do servidor público que nenhuma educação formal ensine, mas uma qualidade importante e muito valorizada no atual cenário mundial.

Com certeza, mais do que ter, é ser verdadeiramente ético e integro para atuar com desempenho competente, de maneira a se tornar exemplo aos membros de sua equipe e da sociedade.



Publicado 10 de Maio de 2022
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